Rio Claro estuda implantação de base do Samu na Zona Sul

A coordenadora do Samu Regional em Rio Claro, Silveli Pazetto, também elogiou a iniciativa que poderá melhorar os atendimentos na região sul de Rio Claro.

19/05/2017 08h23 - Por: Redação

Rio Claro estuda implantação de base do Samu na Zona Sul
Foto: Divulgação

O município de Rio Claro poderá ter uma segunda base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro iniciou a estruturação técnica para a implantação de uma base do Samu, na zona sul da cidade, em local anexo à Unidade Básica de Saúde da Avenida 29. Reivindicação antiga do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, quando era vereador, e também tema de um requerimento do vereador Rafael Andreeta, a nova base tem como objetivo atender as emergências com mais agilidade naquela região.

“É uma reivindicação do tempo que eu era vereador. Um sonho que agora vamos tentar realizar para o bem da população”, afirmou Juninho que visitou o local na segunda-feira (15), acompanhado do secretário municipal de Saúde, Djair Claudio Francisco, e do diretor clínico do Samu, Ronnie Peterson Meyer. A implantação do Samu na zona sul depende de aval do Ministério da Saúde. Além disso, o município precisa cumprir uma série de requisitos para ser contemplado com a unidade.

Juninho frisa que o grande objetivo da nova base é agilizar o atendimento do serviço. “O mais importante é a diminuição do tempo de resposta nos resgates e nos atendimentos de urgência”, comenta, lembrando que este foi o motivo da prefeitura transformar a Avenida 15 em via preferencial. “Se conseguirmos implantar mais uma base do Samu, o atendimento às emergências ganhará mais agilidade”, reforçou Djair Francisco. De acordo com ele, a Fundação de Saúde está tomando todas as providências para viabilizar o projeto. “Nossa equipe técnica está cuidando dos trâmites administrativos para tornar realidade essa nova base o mais breve possível”, informou o secretário.

A coordenadora do Samu Regional em Rio Claro, Silveli Pazetto, também elogiou a iniciativa que poderá melhorar os atendimentos na região sul de Rio Claro. “Quando se trata de emergência, o tempo de resposta no atendimento é primordial para salvar uma vida. A população só terá a ganhar com a implantação da nova base”, destacou Silveli.

Hoje, para atender um caso de urgência na zona sul de Rio Claro, a viatura do Samu precisa se deslocar de sua base localizada na Avenida Brasil, próximo ao Corpo de Bombeiros. O Samu deve ser acionado pelo telefone 192 em casos de problemas cardiorrespiratórios, acidentes de trânsito, em casos de queimaduras graves, intoxicação, em crises hipertensivas, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, em caso de choque elétrico severo, tentativas de suicídio, casos de afogamento e de acidente com produtos perigosos e na transferência inter-hospitalar de pacientes com risco de morte.

Últimas notícias de Região

Página 1 de 136